Ankh – Wikipédia, a enciclopédia livre colar da chave tiffany

Ankh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde janeiro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o símbolo da vida na hieroglífica egípcia. Para a banda de rock progressivo da Polônia, veja Ankh (banda).
Uma cruz Ankh proveniente do tesouro de Tutancâmon.

Ankh, (pronuncia-se "anrr" nas línguas semitas como hebraico e árabe a junção das consoantes k e h cria o som de dois r em um fonema a partir da garganta como uma expiração) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios usavam-na para indicar a vida após a morte.

A forma do ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada. Em algumas representações primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.

Índice

  • 1 História
  • 2 Ankh no Brasil
  • 3 O Lado Obscuro do Ankh
  • 4 A Ankh na música
  • 5 Ver também
  • 6 Referências
  • 7 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Ankh
em hieróglifo
S34 n
Aa1
 
ou
 
S34
[1]

Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da ressureição.

Muitos, sem ter qualquer conhecimento sobre a história de Ankh, acabam afirmando que este é um símbolo originalmente satânico ou um símbolo criado por algum culto de magia negra, porém, acredita-se que o seu real significado (que originalmente era egípcio) aponta para uma direção oposta a da cultura popular, pois a ideia mais aceita é de que o ankh na verdade seja um símbolo relacionado a vida.

A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia[carece de fontes?]. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.

Andrew H. Gordon e Calvin W. Schwabe especulam no livro The Quick and the Dead de 2004 que os simbolos Ankh, Djed e Was tem uma base biológica derivados da cultura de criação de gado do antigo egipto (ligado á crença egípcia de que o sémen era criado na coluna vertebral), assim:

O Ankh, símbolo da vida, vértebra torácica de um touro (visto em corte transversal);

O Djed, símbolo da estabilidade, a coluna vertebral de um touro;

O Was, símbolo do poder e dominação, o pênis seco de um touro símbolo da deusa Wosret ou Wasret.

Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. Manteve sua popularidade, mesmo após a cristianização do povo egípcio a partir do século III. Os egípcios convertidos ficaram conhecidos como Cristãos Cópticos, e o ankh (por sua semelhança com a cruz utilizada pelos cristãos) manteve-se como um de seus principais símbolos, chamado de Cruz Cóptica.

No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.

E diziam também que quem usa-se este simbolo em algum lugar do corpo, estaria protegido pelos deuses egípcios.

Ankh no Brasil[editar | editar código-fonte]

O ankh popularizou-se no Brasil no início dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) criaram a Sociedade Alternativa. O selo dessa sociedade possuía um ankh adaptado com dois degraus na haste inferior, simbolizando os "Degraus da Iniciação", ou a chave que abre todas as portas. Numa outra interpretação, representa o laço da sandália do peregrino, ou seja, aquele que quer caminhar, aprender e evoluir. Em relação à Sociedade Alternativa, a realidade é que a intenção de Raul não era fundar uma comunidade concreta, tinha que ser algo anárquico, mais espiritual do que material, seria uma revolução interna do ser humano.

O Lado Obscuro do Ankh[editar | editar código-fonte]

Ankh.svg

Na cultura pop, ele foi associado pela primeira vez ao vampirismo e à subcultura gótica através do filme The Hunger – Fome de Viver (1983), em que David Bowie e Catherine Deneuve protagonizam vampiros em busca de sangue. Há uma cena em que a dupla, usando ankhs egípcios, está à espreita de suas presas numa casa noturna ao som de Bela Lugosi's Dead, do Bauhaus. Assim, elementos como a figura do vampiro, o ankh e a banda Bauhaus podem actuar num mesmo contexto; neste caso, a subcultura gótica. Possivelmente, através deste filme, o ankh foi inserido na subcultura gótica e pelos adeptos da subcultura, de uma forma geral. Mais tarde a personagem Morte, da HQ Sandman, seria o mais famoso ícone na cultura pop relacionando o ankh e a subcultura gótica.

Desse modo, vemos que o ankh sofreu grandes variações em seu significado e emprego primitivo, e foi associado a várias culturas diferentes. Mesmo assim lhe foi atribuído um caráter negativista por aqueles que desconhecem a sua origem e significados reais.O símbolo também representa o Kemetismo, uma religião neopagã que cultiva as crenças do Egito Antigo.

A Ankh na música[editar | editar código-fonte]

Símbolo da banda finlandesa de rock gótico The 69 Eyes, a banda Norte Americana Kiss, mundialmente conhecida por suas máscaras (maquiagem), já usou a Ankh em um de seus integrantes. Vinnie Vincent foi o guitarrista solo da banda que tocou em Creatures of the Night e em Lick It Up usando a maquiagem de "The Ankh Warrior". A banda HIM também usa colares da cruz, o skatista profissional Bam Margera usa camisetas com a cruz. A cantora mexicana Thalia também usou a Ankh representando a letra T de seu nome, em seus discos e nos respectivos materiais de divulgação.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Hieróglifo
  • Ocultismo
  • Simbolismo

Referências

  1. Collier, Mark and Manley, Bill. How to Read Egyptian Hieroglyphs: Revised Edition pg 23. Berkeley: University of California Press, 1998.
  2. Raúl Velasco fala do significado da cruz egípcia de Thalia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ankh
  • Hieroglifos egípcios
< iiyuggko. bronntanais leanbh tiffany/tr>
Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ankh&oldid=50454005"

colar da chave tiffany

Кольцо тиффани
tiffany agus co uk
tiffanys ringer
anel de flor tiffany
Denver DA Homepage
A building in Denver
 
 
 
 
           
 


 

Meet the D.A.
Office Overview
Contact Us
DNA Resources
News & Information
  Police Shooting
Decision Letters
  Issues/Resolutions
Victim Information
Consumer Alerts
D.A. Programs
Prosecution Units

   
  News Release
Back to News Releases Articles
 

September 17, 2004

Contact: Lynn Kimbrough, 720-913-9025

 

  

 

THIRD PERSON CHARGED IN DOUBLE SHOOTING

 

Denver District Attorney Bill Ritter, Jr. has charged a third person in connection with the murders of 19-year-old Tiffany Witter and 23-year-old Chris Skipwith last weekend in Denver.

 

Misty Chavez (DOB: 3-11-81) is charged with two counts of accessory to a crime, murder in the first-degree (F4).

 

The charges allege that Chavez was in a vehicle with Aaron Bernal and Joann Redwillow on September 11, 2004 when the two allegedly conspired to murder Witter and Skipwith.  The charges also allege she was driving the vehicle as the pair tried to cross the border into Mexico to avoid arrest and prosecution.

 

Chavez, Bernal and Redwillow remain in custody in the Hudspeth County Jail in Texas.  They have waived extradition and are expected to return to Colorado within the next two weeks to face charges.

-30-


*The filing of a criminal charge is merely a formal accusation that an individual(s) committed a crime(s) under Colorado laws.  A defendant is presumed innocent until and unless proven guilty.  See Colo. RPC 3.6

©2001 Denver District Attorney. All rights reserved.


AliExpress

0 Entre|Inscreva-se   Meu AliExpress(0) Sair

Entre

Entre com      

Cliente novo?
Cadastre-se gratuitamente
Buscas relacionadas: declaração colar colar de mulheres colar gargantilha colar de pérolas colar longo Início > Todas Categorias > "vintage key necklace"

3,628 Resultados

> Marcas: Visualização: Grupo de Produtos Similares Local de envio Ordenar por: Melhor resultado Pedidos Mais recente Avaliação Vendedor Preço Melhor resultado

2780686952|cn1001825411" algo-exp-id="49ffd297-356d-4a36-b8ed-42bdcc0e328f-11" pub-catid="200000162" sessionid="201711270749471887152611444650001603584" class="list-item "> LIEBE ENGEL Moda Flores Secas em Forma de Chave Colar & Pendant Declaração De Vidro Do Vintage Camisola Longa Cadeia de Jóias Colar de Mulheres(China)

LIEBE ENGEL Moda Flores Secas em Forma de Chave Colar & Pendant Declaração De Vidro Do Vintage Camisola Longa Cadeia de Jóias Co...

US $1.33 / item Frete grátis (111) | Pedidos (78) LIEBE ENGEL Official Store Adicionar à Lista de Desejos
  • Hermione Harry Dumbledore varinha mágica varinha mágica maxi colar de liga de colar de corrente chave do vintage(China)

    Hermione Harry Dumbledore varinha mágica varinha mágica maxi colar de liga de colar de corrente chave do vintage

    US $0.78 / item Frete grátis (145) | Pedidos (484) BAIBAOROOM Offlcal Store Adicionar à Lista de Desejos