Brinco, cresço e aprendo: Importância das ciências/experiências no pré-escolar Brincos tiffany Reino Unido

Brinco, cresço e aprendo

"A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida"
(Lei Quadro da Educação Pré-escolar)
Este espaço é também a primeira etapa de um percurso que pretende ser de partilha e divulgação.
É um projeto do Departamento da Educação Pré-escolar, onde todos os Jardins de Infância poderão contribuir para um conhecimento mais aprofundado do contexto pré-escolar e do seu envolvimento no PAA do Agrupamento.

casa rural alentejana

casa rural alentejana casa rural alentejana de Beatriz Lamas Oliveira

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Importância das ciências/experiências no pré-escolar

   Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar encaramos a “Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às ciências, que poderá estar mais ou menos relacionada com o meio próximo, mas que aponta para a introdução de aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano: a história, a sociologia, a geografia, a física, a química e a biologia… que, mesmo elementares e adequados a crianças destas idades, deverão corresponder sempre a um grande rigor científico.” (Ministério da Educação, 1997, p.80).
           Em qualquer actividade, o educador deve partir das noções intuitivas das crianças sem pretender que sejam memorizadas as definições técnicas da actividade a realizar. As actividades destinadas às crianças em qualquer nível de ensino decorrem principalmente, da manipulação e da acção da criança sobre esses objectos o que estabelece uma relação causa-efeito.
  Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia. Estarão, assim, criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais completas. (Martins, et al., 2009)
Assumindo-se que, em idade pré-escolar, as crianças estão predispostas para aprendizagens de ciências, cabe aos (às) educadores (as) conceber e dinamizar actividades promotoras de literacia científica, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional (Zabala e Arnau, 2007)
Esta semana dedicamos um dia à ciência, englobado no tema que estamos a explorar na sala “ A Água “, procurei proporcionar às crianças, um conjunto de experiências orientadas de uma forma metodológica, relacionadas com a água, envolvendo-as assim numa aprendizagem construtiva e exploratória do Mundo, baseadas não só nas questões levantadas pelas mesmas experiências, como também nas respostas que estas proporcionam.
Assim e seguindo as orientações da brochura “ Despertar para a Ciência”- actividades dos 3 aos 6 anos, a experiência “Dissolver na Água”, teve como finalidade:

Prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam  diferentes substâncias em água.
Procedimentos:

1 - Apresentação do material/substâncias a utilizar (água, azeite, vinagre, farinha, açúcar, frascos  de vidro, colheres de plástico)    
















2 - Distribuir uma grelha a preencher individualmente pelas crianças para primeiro registar as previsões, seguidamente observar o que aconteceu e registar.






























3 -    Sistematizar o que as crianças aprenderam com a actividade, em formato grande e registar.




















sala 4 (Centro Educativo) Educadora Carmo Dentinho
Publicada por Departamento de Educação Pré-escolar à(s) 21:20 Enviar a mensagem por e-mail Dê a sua opinião! Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Pinterest 4 comentários:
  1. Maria Manuel 13 de fevereiro de 2011 às 18:51

    Parabéns pelo blogue e pela divulgação das actividades. Continuem a dar notícias do excelente trabalho que desenvolvem.

    Maria Manuel Carvalhal

    Responder Eliminar
  2. Departamento de Educação Pré-escolar 16 de fevereiro de 2011 às 20:19

    Obrigada! Não há amor como o primeiro... neste caso, comentário. Vai ficar para sempre como o primeiro comentário deste blogue.

    Responder Eliminar
  3. Anónimo 4 de maio de 2012 às 22:38

    Boa atividade

    Responder Eliminar
  4. Débora 15 de maio de 2012 às 13:55

    Parabéns pela atividade, procurava algo para fazer com o meu grupo de estágio e gostei imenso da atividade e da ideia da elaboração de tabelas (registo).

    Cumpts,
    Débora - http://123vamosaprender.blogspot.pt/

    Responder Eliminar
Adicionar comentário Carregar mais...

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial Subscrever: Enviar comentários (Atom)

A lagartinha comilona

A lagartinha comilona Uma lagarta muito comilona conta a história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro. Num livro colorido, Eric Carle mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro pretende ajudar a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.

Vai-te embora ó medo!

Vai-te embora ó medo! Uma noite, a Matilde teve um sonho tão mau que acordou e foi até ao quarto dos pais. Estava muito assustada. Então, a mãe conversou com ela e ensinou-lhe truques para vencer este e outros medos. A Matilde aprendeu a ser mais forte do que o medo!

Arquivo do blogue

Músicas para ouvir

Ligações

Brochuras ME

Sítios a visitar

Para os Pais

Adivinha quanto eu gosto de ti... no outono

Adivinha quanto eu gosto de ti... no outono

Nham...Nham !

Nham...Nham ! Nham-Nham! é um livro que fala de mastigar e engolir — ou seja, é um livro que fala de alimentação. E também fala de uma cadeia: a cadeia alimentar em que cada ser vivo desempenha o seu papel.

Os crocodilos não lavam os dentes

Os crocodilos não lavam os dentes O livro fala-nos das capacidades dos humanos. Apresenta as diferenças entre humanos e animais: lavar dentes, pentear, dizer obrigado, etc..

Grão de milho

Grão de milho Uma história muito antiga que a Kalandraka reeditou

O artista que pintou um cavalo azul

O artista que pintou um cavalo azul Este livro é uma homenagem ao pintor alemão expressionista Franz Marc

Adivinha quanto eu gosto de ti... na Primavera

Adivinha quanto eu gosto de ti... na Primavera A pequena lebre castanha adora de brincar na Primavera, quando tudo está acrescer e a mudar. Mas será que consegue adivinhar, aquilo em que uma lebre castanha se vai transformar?

Coração de mãe

Coração de mãe Um livro para ler no dia da mãe

Quando a mãe grita...

Quando a mãe grita... Este livro conta a história de um pinguim que pode ser qualquer um de nós, que com ele se identifique.

O meu Pai

O meu Pai Um livro para pais e filhos «O meu pai podia ser um doutor ou um atleta, podia ser um dançarino ou um grande cantor. Mas é o MEU pai, que há-de gostar sempre de mim.»

O meu papá é grande, é forte, mas...

O meu papá é grande, é forte, mas... Esta é uma história contada ao contrário, onde os papeis de pai e filho se invertem. Onde as maiores preocupações das crianças aparecem refletidas do lado do adulto.

O meu avô

O meu avô Uma história escrita e ilustrada por Manuela Bacelar, que nos descreve como é maravilhoso o nosso avô.

O incrível rapaz que comia livros

O incrível rapaz que comia livros O livro "conta a suculenta história de um rapaz com um apetite insaciável por livros. O Henrique adorava livros… mas não exactamente como nós adoramos livros. O Henrique adorava comer livros! Primeiro uma palavra, depois uma frase, e não tardou já se empanturrava com três ou quatro livros de uma vez só. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava. Até que um dia as coisas começaram a correr mal… Um livro tão tentador que já houve quem não resistisse a dar uma dentada na contracapa!"

O cão mal desenhado

O cão mal desenhado A autora é Emma Dodson, o título original "Badly Drawn Dog" nasceu no Reino Unido. Cá em Portuagl é a Dinalivro que nos traz esta fantástica história.

O nabo gigante

O nabo gigante Uma história maravilhosa sobre o poder da cooperação

Ir e Vir

Ir e Vir Uma história sobre quem percorre grandes distâncias... pessoas, peixes, aves, e as razões destas grande viagens.

Aquiles o pontinho

Aquiles o pontinho Uma história para contar e desenhar...

Ovelhinha dá-me lã

Ovelhinha dá-me lã É uma história para pequenos e crescidos. A sua estrutura repetitiva e rima constante cativam-nos, assim como as ilustrações.

Cuida do teu Planeta

Cuida do teu Planeta A Lola anda a deitar tudo fora, pois não quer que o seu quarto pareça uma pocilga. Mas o Charlie sugere-lhe que ela recicle as coisas que quer deitar fora.

A Bailarina

Esta menina, tão pequenina, quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré, mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si, mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar, e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu, e diz que caiu do céu.
Esta menina, tão pequenina, quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles

O Eco

O menino pergunta ao eco onde é que ele se esconde mas o eco só responde: Onde? Onde?
o menino também lhe pede: "Eco vem passear comigo".
Mas não sabe se o eco é amigo ou inimigo
Pois só lhe ouve dizer: "migo, migo"
Cecília Meireles

Para sempre

Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. Carlos Drummond de Andrade

O inverno

Velho,velho,velho. Chegou o inverno. Vem de sobretudo, vem de cachecol. O chão passa, parece um lençol. Esqueceu as luvas perto do fogão: Quando as procurou, roubara-as um cão. Com medo do frio encosta-se a nós: Dai-lhe café quente senão perde a voz. Velho, velho, velho. Chegou o inverno. Eugénio de Andrade (1923 - 2005)

Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso, em serenos sobressaltos como estes pinheiros altos que em verde e ouro se agitam como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. Eles não sabem que o sonho é vinho é espuma, é fermento, bichinho alacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento. Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, capitel. Arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa dos ventos, Infante, caravela quinhentista, que é Cabo da Boa Esperança Ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança, Colombina e Arlequim. Passarola voadora, para-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra som, televisão, desembarque em foguetão, na superfície lunar. Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança. (António Gedeão)

Poesias...

Olhos postos na terra, tu virás no ritmo da própria primavera, e como as flores e os animais abrirás as mãos de quem te espera. Eugénio de Andrade FLORES Era preciso agradecer às flores Terem guardado em si, Límpida e pura, Aquela promessa antiga Duma manhã futura. Sophia de Mello Breyner

Picasso - ramo de flores

Picasso - ramo de flores

As crianças

As crianças Maria Keil

Crianças voando

Crianças voando Paula Rego (1992)

Mãe e filho

Mãe e filho Gustav Klimt (1862 - 1918)

12 Girassois

12 Girassois Van Gogh

Crianças e suas histórias

Crianças e suas histórias Paula Rego (1989) Tema Marca d'água. Imagens de temas por merrymoonmary . Com tecnologia do Blogger .
Brincos tiffany Reino Unido

tiffany äärettömyys kaulakoru
tiffany schmuck
tiffanys ringer
tiffanys londres
tiffany og co forlovelsesringer

  • Nós cobrimos o menor preço!

    Quando você quer se hospedar no(a) Tiffany's Hotel?

    Desculpe, não é possível fazer reservas de mais de 30 diárias.

    Por favor, informe suas datas para verificar a disponibilidade.

    Sua data de partida é inválida.

    Data de entrada Data de entrada Data de saída Data de saída   Verificar disponibilidade Quartos Adultos Crianças Acomoda: Tipo de quarto Quarto Individual com Vista do Mar Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 10 m²

    Este quarto oferece vista do Mar da Irlanda, TV de tela plana, banheiro privativo e uma bandeja de chá gratuita.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário , Vista do mar

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Máx. crianças: 1 (até 0 anos)"> + Máx. adultos: 2 Máx. crianças: 1 (até 0 anos) Quarto Triplo com Vista do Mar (2 Adultos + 1 Criança) Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto oferece vista do Mar da Irlanda, TV de tela plana, banheiro privativo e uma bandeja de chá gratuita.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário , Vista do mar

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Quarto Duplo com Vista do Mar Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto oferece vista do Mar da Irlanda, TV de tela plana, banheiro privativo e comodidades para fazer chá e café.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário , Vista do mar

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Máx. crianças: 1 (até 0 anos)"> + Máx. adultos: 2 Máx. crianças: 1 (até 0 anos) Quarto Triplo (2 Adultos + 1 Criança) Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto inclui comodidades para fazer chá e café, TV de tela plana e banheiro privativo com secador de cabelo.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Comodidades para passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Aquecimento , Banheira ou chuveiro , Piso com carpete , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Quarto com 2 Camas de Solteiro e Vista do Mar Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto oferece vista do Mar da Irlanda, TV de tela plana, banheiro privativo e uma bandeja de chá gratuita.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário , Vista do mar

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Máx. crianças: 2 (até 0 anos)"> + Máx. adultos: 2 Máx. crianças: 2 (até 0 anos) Quarto Família com Vista do Mar (2 Adultos + 2 Crianças) Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto família dispõe de chaleira elétrica.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário , Vista do mar

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Máx. crianças: 2 (até 0 anos)"> + Máx. adultos: 2 Máx. crianças: 2 (até 0 anos) Quarto Família (2 Adultos + 2 Crianças) Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto inclui comodidades para fazer chá e café, TV de tela plana e banheiro privativo com secador de cabelo.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Chaleira/cafeteira , Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Suíte 1 cama de casal extragrande Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 24 m²

    Este quarto oferece vista do Mar da Irlanda, TV de tela plana, banheiro privativo e uma bandeja de chá gratuita. A área de estar apresenta uma TV de tela plana adicional, geladeira pequena e CD player.

    Comodidades dos quartos: Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Quarto Duplo Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto 댴 Banheiro privativo Tamanho do quarto 20 m²

    Este quarto inclui comodidades para fazer chá e café, TV de tela plana e banheiro privativo com secador de cabelo.

    Observe que esta unidade não tem capacidade para acomodar camas extras.

    Comodidades dos quartos: Chaleira/cafeteira , Cofre , Telefone , Secador de cabelo , Ferro de passar roupa , Vaso sanitário , Banheiro , Banheira ou chuveiro , TV de tela plana , Chaleira elétrica , Guarda-roupa/armário

    Wi-Fi grátis

    Data de entrada / / Data de check-in Data de saída / / Data de check-out Quartos Adultos Crianças Quarto com 2 Camas de Solteiro Visualizar preços Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto Fotos deste quarto

    Brinco de Prata e Amazonite

    R$ 58,00 ou 12x de R$ 6,36 no cartão
    Comprar este produto
    Compra segura
    Pronta entrega

    7 unidades disponíveis

    Meios de pagamento:

    • Visa
    • Mastercard
    • boleto
    Ver todos

    Pedras do Reino

    São Paulo, SP
    Contatar vendedor
    ições, este livro pretende ajudar a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.

    Vai-te embora ó medo!

    Vai-te embora ó medo! Uma noite, a Matilde teve um sonho tão mau que acordou e foi até ao quarto dos pais. Estava muito assustada. Então, a mãe conversou com ela e ensinou-lhe truques para vencer este e outros medos. A Matilde aprendeu a ser mais forte do que o medo!

    Arquivo do blogue